Manter a higiene é fundamental, mas não se trata apenas do corpo. Em tempos de COVID-19 manter roupas e objetivos sempre limpos é uma das formas de evitar a disseminação do vírus. O celular, certamente, é hoje o maior companheiro de qualquer um. Passeia do trabalho ao supermercado, da sala para o banheiro (sim, tem pessoas que levam para o banheiro) e até a cama. Por isto, esses aparelhos também podem ser foco de transmissão. Como higienizá-los para você ficar protegido?

O desenvolvedor do Sidia, Georgio Sá Colares, dá dicas importantes para você não deixar seu celular morrer. Dá uma olhada:

DICA 1 – DESLIGUE O APARELHO
Antes de fazer a limpeza, desligue o aparelho, retire capa e acessórios e, muito importante, desconecte cabos e carregadores

DICA 2 – PREFIRA TECIDOS DE MICROFIBRA
Use sempre pano apropriado, ou seja, macio, sem soltar fiapos, sem químicos e agentes abrasivos.
Ideal é pano de microfibra, como os usados para limpar lentes de câmeras ou óculos. Se possível, use luvas durante todo o processo e faça movimentos suaves
IMPORTANTE:  não use lenços umedecidos, álcool em gel, água e sabão e/ou alvejantes).

DICA 3 – QUAIS PRODUTOS USAR?
Para combater muitos tipos de vírus, inclusive o corona, use álcool isopropílico com concentração 70% ou mais (usado na manutenção de eletrônicos). Para quem tem aparelhos da Samsung, a empresa recomenda álcool etílico 70% em pequenas quantidades aplicadas em tecido. Os demais tipos de álcool podem oxidar as peças internas de seu aparelho.

Mas atenção, não se deve despejar o álcool no aparelho. É recomendável umedecer uma pequena parte do pano com um pouco de álcool e limpe cuidadosamente a parte da frente e traseira do smartphone de forma suave. Evite uma limpeza excessiva usando álcool.

DICA 4 – NÃO ESQUEÇA DE LIMPAR A CAPA
Capas de proteção acumulam muita sujeira. Em capas de plástico, silicone, ou algum material semelhante, você não precisa usar álcool; prefira água e sabão e deixar secar. Materiais como couro ou camurça, devem ser limpos usando produtos apropriados.

DICA 5 – NÃO BORRIFAR NADA NO APARELHO
Muito importante reforçar que não devem borrifar no aparelho qualquer tipo de álcool ou química, pois podem danificar partes sensíveis do aparelho, como a tela, as entradas de energia, entradas de fone de ouvido, botões, alto-falantes, leitor de impressão digital e outros sensores. Não é recomendado outros meios de limpar o smartphone, usando outras soluções líquidas ou jatos de ar.