Utilizar os equipamentos, seus ou da empresa, durante o home office requer alguns cuidados e atenção especiais. O analista em TI do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Lucas Viana, alerta para alguns cuidados que são fundamentais para que você não tenha dor de cabeça no futuro.

A primeira e principal dica de Viana está ligada ao local onde você vai desenvolver o trabalho remoto. Para ele, é importante que evitem superfícies que não sejam planas ou sólidas. É comum, segundo ele, as pessoas levarem o notebook para a cama, mas é preciso muita atenção porque você pode perder o equilíbrio e alguns periféricos não foram feitos para estarem em constante movimento ou agitação, como um HDD (o famoso HD mecânico, ou disco de armazenamento).

Outra dica do especialista em TI é sobre a distância entre a tampa traseira do notebook e a base de trabalho. “É importante que respeite o espaço para ventilação, já adaptado pelo fabricante, entre o computador e a superfície onde se encontra caso contrário é possível ter um aquecimento superior ao normal, podendo danificar o aparelho”, ressalta Lucas Viana.

As tentações de se estar em casa, como as de levar xícaras ou copos para a sua base de trabalho, também devem ser evitadas. Lucas Viana explica que é muito comum acidentes com líquidos caindo sobre os teclados ou até mesmo farelos de biscoito ou outros alimentos. Colocar xícara em cima do notebook, nem pensar.

O especialista lembra que se você tem crianças em casa, os cuidados têm de ser redobrados. “Imagina você com um copo de café ao lado e, de repente, uma bola cai sobre a mesa. É normal que crianças queiram chamar atenção dos pais, por isto o ideal é não ter nada por perto que possa causar um acidente, até mesmo não entendem que o notebook não é para diversão naquele momento”, explica Viana.

Caso aconteça algum problema relacionado ao hardware que impeça você de trabalhar, Viana alerta para não tentar abrir o notebook ou desktop ou tentar restaurar o sistema operacional. “Comunique um técnico ou a área de TI da sua empresa para que juntos vocês vejam a melhor solução para esse problema”, destaca.

Abaixo, veja um resumo dos cuidados com seus equipamentos no home office.

  1. Evite manter o seu notebook em cima da cama ou em superfícies que não sejam planas e sólidas.
  2. Observe a distância correta entre a tampa traseira do notebook e a superfície de sua área de trabalho. O equipamento precisa de ventilação para evitar o aquecimento superior ao normal.
  3. Evite colocar xícaras ou copos em cima do notebook e/ou desktop. Sabemos que acidentes acontecem e não queremos molhar nosso companheiro de trabalho, não é?
  4. Desligue seu notebook ou desktop sempre que seu expediente chegar ao fim. Não hiberne ou deixe com a tela bloqueada, a menos que algum job esteja rodando e você não possa interromper.
  5. Não ignore as atualizações de Sistema Operacional e/ou Antivírus. Lembre-se que a todo tempo estamos sujeitos a malwares. Com isso, é sempre bom se manter atualizado para evitar estar desprevenido.
  6. Caso aconteça algum problema relacionado ao Hardware que impeça você de trabalhar, não abra o notebook e/ou desktop, isso também vale para o Sistema Operacional. Se não estiver funcionando corretamente, não tente formatar, restaurar ou reinstalá-lo.