O leilão do 5G que ocorreu nesta quinta-feira, 04/11, é um grande marco para o Brasil. O mais evidente para o consumidor é o aumento da velocidade de conexão quando comparado com a tecnologia 4G, podendo chegar em até 20 vezes em alguns cenários. Alguns smartphones já estão preparados para realizar conexões em 5G. O Sidia tem contribuído significativamente com atividades de pesquisa e desenvolvimento para tornar isso possível nas redes e frequências designadas para nosso país.

No entanto, o 5G não é só aumento de velocidade de conexão. Também será possível realizar um milhão de conexões simultâneas por antena, viabilizando aplicações de Internet das Coisas em soluções para Cidades Inteligentes, Smart Grid e Indústria 4.0. No futuro, haverá soluções onde toda a iluminação pública de uma cidade poderá ser controlada através de uma rede 5G, por exemplo.

Em um cenário mais futurista, onde os carros estarão sendo parcial ou totalmente controlados remotamente, a rede 5G poderá oferecer uma conexão confiável e praticamente instantânea para que, por exemplo, possa evitar um acidente ao acionar o freio de um automóvel conectado.

O governo brasileiro vai receber uma quantia estimada de R$ 3 bilhões pela outorga das frequências, porém os vencedores deverão realizar investimentos estimados de R$ 47 bilhões ao longo de 20 anos. Entre os investimentos, está o lançamento de fibras ópticas para projetos governamentais como o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), que tem como objetivo conectar municípios da região norte do país. Essas redes irão viabilizar a inclusão digital em escolas públicas, conectar hospitais para realização de medicina remota e outras aplicações.

Esses investimentos e a flexibilidade da tecnologia para aplicações de banda larga e de Internet das Coisas irá, também, atrair empreendedores que agora poderão usar a rede 5G para soluções que antes não eram possíveis tecnologicamente com as redes de gerações anteriores.

O Sidia está preparado para essa nova realidade, contando com profissionais especialistas em 5G e na criação de aplicações avançadas, além de laboratórios sofisticados capazes de realizar conexões 5G de vários Gbps com um único smartphone.

Por Juliano Bazzo, gerente técnico do Sidia.