falsas campanhas de vacinação

 

Em tempos de pandemia, eu vou pedir total atenção de vocês para um golpe que está acontecendo com frequência: são as falsas campanhas de vacinação que enviam links para você fazer o cadastro e garantir sua vez na fila da imunização.

O problema é que ao invés de você entrar na fila de vacinação, você pode estar clicando em um link para realizar o download de um trojan bancário chamado Mekotio. O que ele faz? Coleta as suas informações bancárias, forjando pop-ups de bancos reais.

Bate aí na madeira! Ainda bem que sou virtual e esse risco eu não corro. Mas segue as dicas aí embaixo e fique alerta:

  1. Quem está conduzindo os processos de vacinação no país são os governos do Estado e Município. Então, a primeira dica é verificar se o e-mail, mensagem ou endereço de site para cadastro terminam com a extensão gov.br. Se não tiver essas 5 letras, nem clique que o perigo mora aí.
  2. Ao receber o link, cheque nos sites da Prefeitura ou Governo de seu Estado e verifique se realmente há uma campanha em vigor, quais as datas e grupos selecionados. Esses endereços são oficiais e nele devem constar os links de cadastro;
  3. Use um antivírus instalado no PC e o tenha sempre atualizado.
  4. Cuidado com os endereços onde você vai cadastrar seus dados: evite divulgar seu número de celular em fóruns, grupos abertos ou sites suspeitos. As chances de você ficar vulnerável aos golpes são maiores.

Lembre-se, nesses tempos temos que ter total atenção para não cair em golpe e acabar perdendo as datas reais de vacinação.