Único das regiões Norte e Nordeste, o Labenc foi auditado para eficiência energética em aparelhos de TVs.

 

O Laboratório de Medições Elétricas (Labenc) do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia renovou a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/Inmetro). O processo de auditoria ocorreu semana passada e foi realizado de modo remoto em decorrência da pandemia do Coronavírus. Esta é a segunda vez consecutiva que o laboratório renova a acreditação, estando totalmente em conformidade com as normas do órgão regulador em eficiência energética para TVs.

O gestor de Qualidade do Labenc, Kleber Pontes, explica que a cada dois anos os laboratórios de medições elétricas precisam passar por esta auditoria do CGCRE/Inmetro para manter sua acreditação. “Somos o único laboratório de medição elétricas do Norte e Nordeste do país com acreditação pelo CGCRE/Inmetro para ensaios de eficiência energética de TV”, assegura Pontes. “Fomos bastante elogiados pelos auditores por nossa estrutura, disciplina e organização. Eles também destacaram o nosso potencial para inclusive atuar de modo mais abrangente no mercado nacional”, ressaltou.

Para o gerente técnico de Visual Display do Sidia, Eric Ferraz, renovar a acreditação representa que o Sidia mantém a qualidade nos serviços de verificação da eficiência da qualidade energética. “Ficamos felizes em ver que o nosso trabalho está sendo validado pelo órgão regulador da área. Isto é a garantia de que estamos contribuindo para que o consumidor final tenha certeza sobre a qualidade do produto que está adquirindo”, comenta Ferraz.

O processo de acreditação envolve apresentação de documentações e registros que comprovem que o auditado está cumprindo com todos os requisitos da ISO 17025; também são feitos ensaios práticos: no modo ativo, com a TV ligada (do mesmo modo como o usuário assiste); com o aparelho em stand-by e o de diagonal visual para confirmar o tamanho da Tela de TV.

 

Por que a verificação do Inmetro é importante?

O consumidor pode nem prestar atenção em uma etiqueta colorida que vem na maioria dos aparelhos de TV. Mas é ali que ele pode se certificar de que o produto está, de fato, dentro das normas de qualidade.

Ao saber o que cada letra significa dentro da certificação você pode estar comprando um aparelho que vai lhe garantir mais economia no gasto de energia elétrica; ou mesmo se certificar que aquelas polegadas prometidas na publicidade estão corretas.

Aquelas etiquetas fazem parte do Programa Nacional de Etiquetagem do Brasil para atestar a eficiência energética dos aparelhos”, explica Pontes. “Um aparelho só recebe aquela etiqueta depois de passar pelos ensaios que fazemos aqui”.

Pontes, aconselha o consumidor a ficar atento na hora de comprar um aparelho de TV. “A classificação vai de A a E, sendo A a de maior eficiência e E a de menor. Ter um aparelho de melhor eficiência pode ser até um pouco mais caro, mas a economia que você terá no final do mês pode valer muito a pena. Depois de um tempo, o aparelho acaba se pagando”.