O presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Rogério Foina, acompanhado da vice-presidente para a Região Norte, Daniella Bezerra, e da diretora executiva Flaudemira Araújo Paula, visitaram a sede do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira (20/10) e conheceram os novos projetos de expansão do instituto.

Foina e equipe foram recebidos pelo superintendente do Sidia, Chris Lee, a gerente sênior da Unidade de Negócios, Jacqueline Freitas, e o gerente sênior de Projetos, Marcel Gonçalves. Os projetos foram apresentados por outros profissionais da equipe técnica do instituto.

Foina e equipe puderam ver desde projetos voltados para softwares embarcados em aparelhos como smartphones e televisores a produtos de segmentos como realidade virtual, automação industrial e realidade aumentada. Também foram apresentados a eles, os projetos de expansão nas áreas de mobile, Indústria 4.0 e os projetos do Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia.

O superintendente do Sidia, Chris Lee, destacou a importância da participação dos ICTs em associações como a Abipti. “É importante para nós poder mostrar o que estamos desenvolvendo aqui em Manaus. Isto fortalece ainda mais a ciência e a tecnologia e mostra como podemos contribuir cada vez mais com a melhoria da sociedade”.

Para o presidente da Abipti, Paulo Rogério Foina, o objetivo das visitas aos institutos associados é o de conhecer o que está sendo produzido por cada ICT e também congregar os esforços para fortalecer o ecossistema brasileiro de PD&I. “Ficamos muito felizes de conhecer todos esses projetos. É um orgulho para o Brasil”, comentou.

A diretora executiva da Abpiti, Flaudemira Araújo Paula, também falou sobre a importância de se apresentar à sociedade o que realmente todos os ICTs têm produzido no Brasil. “Talvez poucas pessoas tenham conhecimento do que é produzido aqui e é importante mostrar que, de fato, o PD&I está sendo aplicado em projetos que geram mais desenvolvimento para o País”.

A Abipti criou o “Missão Abipti” com viagens para que a diretoria conheça o trabalho desenvolvido pelos ICTs associados. A primeira viagem começou por Manaus. O Sidia é associado da Abipti.