O home office era uma tendência que estava crescendo gradualmente no país. Algumas empresas já haviam adotado o método de trabalho para algumas áreas, mas com a chegada do coronavírus e a necessidade de manter o distanciamento social, parte das companhias tiveram que encontrar formas de se adaptar ao trabalho remoto, assim como seus colaboradores, para manter a execução das atividades.

Mas é possível trabalhar em casa? É sim!

Se você é uma dessas pessoas, as dicas abaixo ajudarão bastante na realização das atividades sem perder o foco.

 

DICA 1

O horário de trabalho deve ser o mesmo da empresa. Se você começa às 7h, procure seguir esta mesma rotina. Com isso, seu gestor também vai poder programar reuniões remotas ou mesmo entrar em contato dentro do horário que vocês acordaram. Se houver alguma mudança, converse sempre com ele.

DICA 2

Evite ficar em casa de pijamas. A tentação é grande, mas isto pode atrapalhar seu desempenho. Vista uma roupa confortável e já é suficiente. Lembre-se, você pode participar a qualquer hora de uma reunião virtual. Já imaginou aparecer de pijamas?

DICA 3

Defina o seu lugar de trabalho. Isto é superimportante. Evite levar seu computador para a cama. O ideal é ter um lugar isolado, com mesa e cadeira em que você se sinta confortável.

DICA 4

Outra coisa importante: se você mora com outras pessoas, converse sério com elas. A gente sabe que eles vão querer chamar você toda hora, seja para conversar ou resolver um problema. Lembre-os que você está em horário de expediente.

DICA 5

Existem muitas ferramentas online para manter a equipe conectada. Seu gestor vai dizer qual a melhor para o seu time. Você vai ver como o fluxo de trabalho vai se manter no ritmo.

DICA 6

Caso você já tenha alguma estratégia para manter o foco, tipo ouvir música ou uma lista na parede de To Do, Doing e Done, reproduza em casa.

DICA 7

Paradas estratégicas também são bem-vindas. Faça alongamentos e exercícios físicos leves. Não esqueça de beber água e não perca o horário de almoço. Vai fazer sua própria comida? Saiba administrar o tempo certo para isso.

DICA 8

Ao chegar ao fim do dia, olha que legal, não vai ter de enfrentar trânsito algum, ajudando também a reduzir a curva de avanço do coronavírus.

DICA 9

A última, e não menos importante, dica: fique em casa!